27 de nov. de 2010

Vídeo arte

Vídeo arte

Videoarte é uma forma de expressão na qual o vídeo é principal elemento, surgiu na década de sessenta nos Estados Unidos com artistas que buscavam contrariar a arte comercial.
O primeiro a utilizar a videoarte foi o coreano Nam June Paik, que com uma câmera Sony Portapak filmou a procissão do Papa Paulo VI por Nova Iorque em 1965, logo após exibindo as imagens em um café em Greenwich Village. Havendo discussões a respeito desse fato até os dias de hoje sobre a data de disponibilidade do equipamento, sendo indicado Andy Warhol com underground video arte nas semanas anteriores.
O primeiro trabalho de videoarte de multi canais a combinar imagens ao vivo de visitantes da galeria, imagens achadas de comerciais de televisão, e metragens de fitas de video pré gravadas sendo alternados de um monitor para o outro, em uma coreografia elaborada, foi Wipe Circle de Ira Schneider e Frank Gilette
A busca da ruptura com a arte comercial, a crítica a televisão, a utilização de equipamentos audiovisuais, fotos, textos são algumas das características da vídeo arte.
No Brasil algumas iniciativas isoladas com esse suporte foram realizadas no início dos anos setenta, o “M 3X3” realizado pela coreógrafa Analívia Cordeiro filha de Waldemar Cordeiro em conjunto com a TV Cultura no ano de 1973, mas Antonio Dias é apontado como o primeiro brasileiro a expor publicamente obras The Illustration of Art e Music Piece em 1971.
A exposiçaõ realizada na Filadelfia em 1974, marca a utlizaçaõ do Vídeo como meio de expressão estética por artistas brasileiros, com exposições de Sônia Andrade, Fernando Cocchiarale, Anna Bella Geiger (1933), Ivens Machado (1942) e Antonio Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário